5% de desconto no PIX.

Icone Compre e retire na loja

Icone Rapidez na entrega

Icone Garantia e certificação

Icone Troca fácil

Blog Home

#EnxergueSuaForça: 4 lições do empreendedorismo feminino na moda para a sua vida





Durante o mês de março é celebrado, no dia 8, o Dia Internacional da Mulher. É um mês de muita reflexão e muita luta, e um fato sempre é lembrado: mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança. A igualdade de gênero, que vai desde o respeito no tratamento até salários justos e equivalentes, é uma pauta que está sempre em alta e que determina mudanças pessoais.

E não é para menos: mulheres não são dadas as mesmas oportunidades no momento em que estão preparadas para entrar no mercado de trabalho. Em muitas situações, cabe a elas mesmas mudarem essa realidade, investindo e criando o próprio negócio.

O setor de moda e beleza é um reflexo desse comportamento e, inclusive, da mudança no cenário socioeconômico. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de mulheres estão na liderança de negócios no Brasil. Em 2018, elas representavam 34% dos empreendedores.

Isso mostra que, cada vez mais, elas estão reconhecendo seus lugares e conquistando seus espaços, e vendo vontade de investir em si, em suas ideias e talentos. E, com isso, vem ensinando para todos e todas, lições preciosas em seus empreendimentos. Afinal, se o mundo corporativo já é difícil por si só, enquanto funcionária, nada se compara em tocar o próprio negócio, sendo dona de si.

A importância do empreendedorismo feminino

Se a equidade de oportunidades, de gênero, de direitos e o respeito à diversidade entre pessoas são pautas cruciais do empreendedorismo feminino, empreendedoras sempre merecem apoio.

No Brasil, os números falam por si. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, o país está em 7º lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de startups. A cada dia, uma nova mulher encontra forças para apostar em seu próprio trabalho, movimentando a economia, e pregando a transformação social.

Você provavelmente já ouviu falar, consumiu ou teve desejo de conhecer uma empresa criada por uma mulher, ou comandada por uma. Gucci, Prada, Chanel, Vogue… Entre as maiores grifes e empresas do mundo, mulheres estão no comando, ainda que o sexismo seja forte na indústria. No entanto, nas últimas décadas, as portas estão começando a se abrir para a conquista desses espaços. E, para isso, é preciso olhar para trás e entender como as pioneiras do mundo da moda fizeram seus nomes marcarem toda uma geração. A Óticas Paris apoia as mulheres empreendedoras, donas de si, e acredita que, juntas, continuarão a fazer história!

4 lições do empreendedorismo feminino na moda para a sua vida

1. Dê créditos a quem merece

Dar os devidos créditos a quem trabalha com você, quando merecido, te transforma em uma pessoa melhor no gerenciamento de uma empresa ou projeto. Além de ganhar o respeito da equipe e tornar os laços de relacionamento mais fortes e estreitos, dar créditos devidamente para quem merece aumenta a produtividade e, com isso, melhora o seu negócio.

Essa é uma lição dada por Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue estadunidense. Em seu masterclass de Criatividade e Liderança, ela explica que é preciso comandar com impacto – um comportamento que é marca registrada de seu profissionalismo. Isso inclui, sempre que possível, dar feedbacks, ouvir ideias e, então, dar crédito à elas. Anna é famosa por ser muito rigorosa com o seu trabalho e rígida com prazos, além de exigir que o seu time de produtores, redatores, fotógrafos e diretores deem tudo de si na edição da revista. Seu jeito genioso a rendeu lugar entre as 10 mulheres mais poderosas do mundo da moda, e não é à toa: ela está sempre atualizada e é quem costuma ditar as tendências.

2. Sua essência é o que importa

Ao criar o próprio negócio, gerenciar uma equipe ou planejar um projeto, é preciso deixar a sua marca. E isso inclui um grande trabalho de autoconhecimento, que vai além das aparências, condições financeiras e cultura. Se o seu trabalho não diz quem você é, ele será em vão: as pessoas buscam identificação, e você deve se mostrar acessível e comprometida com elas.

Quem pregou esse ensinamento foi ninguém menos que Coco Chanel, que criou sua própria grife e fez sucesso globalmente (e ainda faz). Para ela, as mulheres devem ir além das aparências. “Uma mulher não precisa ser bonita, ela precisa acreditar que é” é uma das suas frases mais emblemáticas, somada com “olhe para a mulher no vestido: se não há mulher, não há vestido”, mostrando que é importante ser sua versão mais verdadeira em tudo o que você fizer.

3. Acredite nas suas ideias

O momento de investir no próprio negócio (ou em qualquer grande mudança na vida, desde mudar de casa até comprar um carro) pode causar ansiedade em muitas pessoas. Porém, a vida mostra a todo momento que é necessário arriscar mais, viver mais e fazer as escolhas a melhor experiência possível. Para isso, você deve ser a pessoa que mais acredita em suas ideias, a fim de perseguir suas vontades e realizar o que está no papel.

Apostar no novo mesmo quando tudo aponta o contrário é algo que Miuccia Prada, atualmente CEO e estilista da Prada, faz com primor. A grife, fundada pelo seu avô, Mario Prada, passou por grandes transformações quando ela tomou as rédeas do negócio. Suas escolhas a levaram a criar uma grife para si, a Miu Miu, que revolucionou a forma a qual produzia a moda e participava dela. Enquanto a Prada é sofisticada, elegante e madura, a Miu Miu é marcante por ser jovem, trendy e com uma leveza da ingenuidade. Tudo isso só foi possível quando Miuccia resolveu inovar por completo.

4. Não se importe (tanto) com as regras

É claro que você deve agir sempre da maneira mais correta, mas é preciso ser ousado e não ter medo se quiser realmente fazer algo marcante. Somente assim deixamos a nossa marca no mundo, um legado para ser lembrado. É quando algo parece impossível que a criatividade se torna sua melhor amiga, de forma a abrilhantar novas ideias, quebrar padrões e conquistar novos espaços.

A essência disso é a da estilista Donatella Versace, atualmente também CEO da grife que leva o nome da sua família. Após sofrer com a trágica morte do irmão Gianni, quem comandava a Versace, ela precisou rapidamente compreender o que era necessário para representar a família nos negócios. É com muita genialidade, confiança e determinação que hoje a grife continua sendo uma das mais renomadas no mundo. Tudo isso a partir de uma mulher jovem, e até então inexperiente, que precisou quebrar as regras e se tornou uma das mais bem-sucedidas do planeta.

Para celebrar a vitória feminina, além da luta contínua e da união, a Óticas Paris criou o movimento #EnxergueSuaForça. Em conjunto com mulheres que criam e inspiram, fortalecendo umas às outras, chegou a sua hora de reconhecer o seu poder!